Você sabe qual o impacto do glitter no oceano e animais?

08/02/2018

 

 

Vocês sabia que os glitter que muitos gostam de usar durante o carnaval tem um impacto negativo gigante no meio ambiente?

 

Mas como isso?

 

O plástico é o maior poluente do oceano. E o glitter é um "microplástico", como são chamadas as partículas desse material com menos de 5 milímetros.

 

Acontece que quando lavamos os rostos, mãos ou tomamos banhos, essas micro partículas de plásticos vão para o ralo e devido ao seu tamanho, não conseguem ser filtradas pelo sistema de tratamento de esgoto, indo parar em rios e mares e é ai que está o problema.

 

Nos mares o glitter pode ser ingerido pela fauna marinha e impactar negativamente toda a cadeia da fauna e flora.

 

De acordo com uma matéria da BBC:

 

"Pesquisas recentes dão conta de que microplásticos perturbam o início da cadeia de alimentação aquática, como os plânctons. Também afetam ostras e mexilhões", diz Trisia Farrelly, da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, especialista em ecologia urbana.

 

"Os microplásticos ingeridos por esses organismos podem afetar seu crescimento e atrapalhar sua alimentação como um todo - e consequentemente impactar toda a cadeia de alimentação." Plânctons, por exemplo, são um alimento dos peixes.

 

Ainda, segundo os pesquisadores do Imperial College London, o glitter entra na conta da quantidade absurda de 15 a 51 trilhões de partículas de microplásticos que poluem os oceano e afetam a fauna marinha.

 

Fica a reflexão então, o glitter é bonito, mas não é necessário, sendo assim, vale a pena as custas do impacto ambiental?

 

Partículas semelhantes de microplástico presente em pastas de dentes por exemplo (aquelas microsferas abrasivas) já foram proibidas em diversos países (no Brasil ainda são permitidas) exatamente pelo mesmo problema.

 

Há uma solução também para o uso do glitter que é usar glitter biodegradável. Com uma simples pesquisa rápida no google podemos encontrar diversas marcas.

 

Outra solução é fazer você mesmo o seu glitter biodegradável.

 

Nesse link do Huffpostbrasil tem um passo a passo simples de como fazer, inclusive com uma opção vegana: como fazer seu próprio glitter biodegradável

 

Eu só tiraria a mica também desse passo a passo da Huffpostbrasil, já que diversas pesquisas tem demonstrado que a mica presente na maioria dos cosméticos é deletéria para nossa saúde.

 

Se podemos contribuir para a natureza da qual somos parte e facilitar o processo de equilíbrio e bem estar de todos os seres mudando simples costumes, por não fazer? =)

 

E você?

 

O que acha dessa questão?

 

Para você ficar pode dentro de dicas, textos, vídeos e agenda de cursos é só clicar aqui:

 

RECEBER AS NOVIDADES

 

Abraços

Ricardo Garé

Mestre em Reiki, Instrutor e terapeuta de ThetaHealing, Terapeuta Floral e Veterinário Holístico

www.reikiveterinario.com.br 

www.thetahealing.com/RicardoGarePlenitude

Please reload

POSTS RECENTES
Please reload

ARQUIVO
Please reload

BUSCA POR TAGS