O que os animais tem para nos ensinar? Texto de Eckhart Tolle


Há um livro muito bom e que recomendo a todos, chamado o Poder do Agora, escrito pelo Eckhart Tolle. Já até falei desse livro aqui.

Nela há uma passagem com um texto muito com sobre a natureza, os animais e o que podemos aprender com eles para estarmos no Agora, sem emoções e pensamentos negativos, o caminho para nos tornarmos seres iluminados.

Uma observação importante. Quando Eckhart Tolle cita a mente, ele se refere ao Ego.

Há uma distinção clara entre mente (Ego) e a Consciência.

No caso, os animais não-humanos não podem Ego/mente e sim Consciência.

Segue o texto:

“Você já viu uma flor infeliz ou um carvalho estressado? Já cruzou com um golfinho deprimido, um sapo com problemas de auto-estima, um gato que não consegue relaxar, ou um pássaro com ódio e ressentimento? Os únicos animais que eventualmente vivenciam alguma coisa semelhante a negatividade, ou mostram sinais de comportamento neurótico, são os que vivem em contato íntimo com os seres humanos e assim se ligam a mente humana e a insanidade deles.

Observe as plantas e animais, aprenda com eles a aceitar aquilo que é e a se entregar ao Agora. Deixe que eles lhe ensinem o que é Ser, o que é integridade - estar em unidade, ser você mesmo, ser verdadeiro. Aprenda como viver e como morrer, e como não fazer do viver e do morrer um problema.

Vivi com alguns mestres zen - todos eles gatos. Até mesmo os patos me ensinaram importantes lições espirituais. Observá-los é uma meditação. Como eles flutuam em paz, de bem com eles mesmos, totalmente presentes no Agora, dignos e perfeitos, tanto quanto uma criatura sem mente pode ser. Eventualmente, no entanto, dois patos vão se envolver em uma briga, algumas vezes sem nenhuma razão aparente ou porque um pato penetrou no espaço particular do outro. A briga geralmente dura só alguns segundos e então os patos se separam, nadam em direções opostas e batem suas asas com força, por algumas vezes. Então continuam a nadar em paz, como se a briga nunca tivesse acontecido. Quando observei isso pela primeira vez, percebi, num relance, que ao bater as asas eles estavam soltando a energia acumulada, evitando assim que ela ficasse aprisionada no corpo e se transformando em negatividade. Isso é sabedoria natural. É fácil para eles porque não têm uma mente para manter vivo o passado, sem necessidade, e então construir uma identidade em volta dele.”

E você? E nós?

Estamos aprendendo com os outros animais e toda a natureza?

Como está nosso estado interno?

Pensamentos e emoções?

Abraços!

Ricardo Garé

Veterinário, terapeuta holístico e mestre em reiki

#textoeckharttolle #eckharttollesobreanimais #eckharttollaboutanimals #animaiseoego #reikipraanimais #reikiemanimais #animalreiki #reikiveterinário

0 visualização

© 2016 Estúdio MUNI

CONTATO

RECEBA NOSSO

INFORMATIVO