Terapia energética por imposição de mãos pode diminuir efeitos colaterais da quimioterapia


Dois pesquisadores, Ana Cristina de Sá e Maria Júlia Paes da Silva, realizaram uma pesquisa na Escola de Enfermagem da USP com o objetivo de testar os efeitos da técnica TOQUE TERAPÊUTICO em mulheres portadoras de câncer de mama sob tratamento quimioterápico.

O TOQUE TERAPÊUTICO, técnica muito semelhante ao REIKI, foi desenvolvida pela Dra. Dolores Krieger, docente da Universidade de Nova Iorque e consta com diversas pesquisas comprovando seus resultados.

No experimento foram utilizados 2 grupos.

- Grupo controle, que recebeu apenas a terapia quimioterápica (3 ciclos).

- Grupo experimental, que recebeu a terapia quimioterápica associada ao Toque Terapêutico (3 ciclos com o Toque Terapêutico em cada ciclo).

Os resultados obtidos foram:

- redução dos efeitos gastrointestinais do protocolo quimioterápico utilizado

- nível de homoglobina mais elevado e estável

- maior índice de Massa Corpórea com menor variação evidenciando menores perdas de massa muscular e água, conferindo-lhes melhor estado nutricional que é uma condição essencial à recuperação do indivíduo sob quimioterapia.

- diminuição de mucosite (IMAGEM ACIMA)

- diminuição de episódio de vômitos (IMAGEM ABAIXO)

Esses dados demonstram que esse tipo de terapia pode e deve ser utilizada com o tratamento padrão que um paciente está utilizando, seja ele uma pessoa ou animal, e que a terapia energética, além de ajudar o organismo à responder ao tratamento, também ajuda na diminuição dos efeitos colaterais de algumas drogas.

Para quem quiser ler o trabalho, as referencias para buscar são:

SÁ, A. C.; SILVA, M. J. P. Aplicação do toque terapêutico em mulheres portadoras de câncer de mama sob tratamento quimioterápico. O Mundo da Saúde, v. 27, n. 2, p. 258-269, 2003.

Abraços reikiano

Ricardo Garé

Veterinário, Terapeuta Holístico e Mestre em Reiki

#reikiparaanimais #reikiveterinário #animalreiki #pesquisacomreiki #pesquisacientíficacomreiki #toqueterapêutico #medicinaholística

371 visualizações

© 2016 Estúdio MUNI

CONTATO

RECEBA NOSSO

INFORMATIVO