A Acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que tem como objetivo promover o equilíbrio energético de todo o organismo, visando a recuperação do paciente nos aspectos físico e emocional.

 

Essa prática terapêutica milenar se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo (acupontos), através do uso de agulhas de acupuntura ou calor (moxabustão), a fim de mobilizar a energia do indivíduo para restaurar ou manter a saúde, inclusive de maneira preventiva.

 

Essa medicina foi desenvolvida pelos chineses há cerca de 4 a 5 mil anos, através da observação da natureza, e como, por analogia, os fenômenos naturais são reproduzidos internamente no corpo humano. Essa visão holística de integração entre natureza e ser humano é a base da filosofia chinesa, já que todos estão submetidos às mesmas influências externas, sendo partes integrantes do Universo como um todo.

 

A técnica mais difundida e aceita no Ocidente é a acupuntura, porém a Medicina Tradicional Chinesa(MTC) engloba diversos outros recursos  terapêuticos como a fitoterapia chinesa, dietoterapia, acupressão, exercícios físicos (como Tai Chi Chuan), meditação, massagens corporais ( como Shiatsu, Gua Sha, Tui Na).  

 

Com a acupuntura e as as demais terapias da MTC, pode-se tratar diversas enfermidades e desequilíbrios, como:

- alterações ortopédicas, artrites e artroses;

-  doenças cardíacas, pulmonares, renais, digestivas e dermatológicas;

- desordens alérgicas, auto-imunes, hormonais, reprodutivas e oncológicas;

- controle da dor;

- alterações mentais e comportamentais.

 

O tratamento através de acupuntura é indicado para quase todo tipo de desordem, exceto os casos que requerem cirurgia.

 

No Ocidente, as bases milenares da MTC foram aliadas ao avanço da tecnologia para potencializar o efeito da acupuntura, associando o uso de laser, eletroacupuntura, cromoterapia, auriculoterapia e reiki. 

 

Atualmente há diversos estudos comprovando cientificamente a eficácia desses procedimentos, razão pela qual a MTC é considerada não mais uma terapia alternativa ou complementar, mas sim integrativa aos atuais tratamentos da medicina ocidental.  

 

Em 2002, a  acupuntura foi reconhecida como ciência pela Organização Mundial da Saúde. E em 2014, reconhecida como especialidade veterinária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Atendimentos de Acupuntura realizados pela Mv. Bruna Miranda.

ACUPUNTURA

Muito amor, energia boa e carinho

pra você e seu companheiro

© 2016 Estúdio MUNI

CONTATO

RECEBA NOSSO

INFORMATIVO